Programa Universidade 93,7: “Analfabetismo no Brasil”

Os últimos dados do Censo 2010 do IBGE, mostram que existem no Brasil 13,9 milhões de analfabetos acima de 15 anos, número que corresponde a 9,6% da nação. No ano 2000, eram 16,2 milhões.

Apesar do avanço, o índice ainda está acima do de muitos países. De acordo com dados de 2009 do Banco Mundial, a taxa de analfabetismo era de 8,1% no Zimbábue, país africano com PIB per capita igual a 5% do brasileiro.

Sua quantidade de não-letrados coloca o Brasil no grupo das 11 nações com mais de 10 milhões de analfabetos, ao lado de Egito, Marrocos, China, Indonésia, Bangladesh, Índia, Irã, Paquistão, Etiópia e Nigéria.

Nesse programa, buscamos difundir a discussão sobre o papel do analfabetismo no Brasil. Suas prováveis causas e consequências, possíveis soluções e também apresentamos casos que ilustram o que significa ser analfabeto no cotidiano do país.

Este projeto foi ao ar no dia 4/12/2011 pelo programa “Universidade 93,7”, da Rádio USP, e fez parte da disciplina “Projetos em Rádio”, do Departamento de Jornalismo e editoração da ECA. Locução: Wilheim Rodrigues; Reportagem: Diego Muller, Délcio Nóbrega, Alexandrino Nunes; Edição: Wilheim Rodrigues; Professora Responsável: Magaly Prado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Audiocast, Reportagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s