Universidade inaugura ponto de BookCrossing

A Universidade Anhembi Morumbi inaugurou recentemente o quarto ponto fixo de BookCrossing em São Paulo. Inicialmente, o local vai disponibilizar cerca de 200 títulos para empréstimo, com gêneros literários que vão de ficção a obras didáticas.

Com a iniciativa, a instituição entra em uma rede internacional de incentivo à leitura que surgiu com o projeto, unindo-se à Casa das Rosas, à Biblioteca Mário de Andrade e ao restaurante Central das Artes, no bairro do Sumaré, onde em 2007 foi criado o primeiro ponto de BookCrossing do Brasil.

“BookCrossing é o ato de dar a um livro uma identidade única e, conforme o livro é passado de leitor a leitor, ele pode ser rastreado e assim unir seus leitores”, afirmam os criadores do projeto em seu site. O movimento nasceu nos Estados Unidos, em 2001, com a proposta de criar uma Biblioteca Mundial por meio de uma rede social de compartilhamento de livros. Atualmente, existem mais de 920 mil participantes registrados e quase 8 milhões de livros viajando por 132 países.

Como participar do projeto

Os interessados em fazer parte da ação devem acessar este link e criar gratuitamente um login e perfil. No Brasil já há cerca de 7 mil participantes, a maior parte em São Paulo.

A partir daí, basta registrar o livro para obter o código de identificação (BCID) da obra que pretende doar, anotá-lo na contracapa da obra junto com uma mensagem e o endereço do site. Depois do cadastro, o livro pode ser deixado em um dos pontos fixos ou em espaços públicos.

Quem tiver acesso ao livro pode informar o paradeiro da obra no site, registrar sua opinião sobre a leitura e entrar em contato com os usuários que também encontraram o livro em sua viagem pelo mundo.

Texto publicado no site Catraca Livre em 27 de abril de 2011 

Anúncios
Esse post foi publicado em Catraca Livre e Folha.com, Reportagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s