Cidade natal de Guimarães Rosa vira museu virtual

Um lugar que respira e transpira Guimarães Rosa em cada uma de suas esquinas. Essa é Cordisburgo (MG), cidade natal do escritor, onde são expostos fragmentos de seus textos nas paredes das lojas e até pendurados em árvores. Difícil de imaginar? Agora você pode conferir com seus próprios olhos no ambiente virtual da cidade e do Museu Casa de Guimarães Rosa inaugurado recentemente.

Com tecnologia similar a do Google Street View, o site oferece uma viajem em 360º pelo município sertanejo. O passeio abrange desde o quarto em que nasceu Guimarães, onde há vídeos e textos que contam detalhes de sua história, até a venda de “Seu Fulô”, pai do romancista, em que o garoto se escondia para ouvir as histórias fantásticas dos tropeiros viajantes e usá-las como inspiração para seus contos.

Reprodução

Reprodução

É possível deixar-se guiar por uma navegação automática ou escolher sua rota, entre dezenas de locais disponíveis na pacata Cordisburgo. Os pontos de visitação incluem a capela da cidade, em que logo ao entrar se ouve o trecho “roseano”: “Cantoria de, igreja em cabeça fraca, desgoverna qualquer valente…”. Já ao andar pelo jardim do museu o internauta é recebido com a autobiografia infantil de Guimarães, interpretada por jovens contadores de história conterrâneos do escritor, os “miguilins”.

Miguilim, personagem infantil do conto “Campo Geral”, é um menino que morava com sua família num remoto lugarejo do sertão, uma das mais famosas criações de Guimarães. Quer dizer, nem tão famoso assim para os próprios moradores de Cordisburgo. Foi então que, em 1996, surgiu um grupo de crianças e adolescentes dispostos a contar as histórias para que a cidade conhecesse de fato o escritor. Nasceram ali os miguilins da vida real.

Para acessar o Museu Casa Guimarães Rosa online, clique aqui

Texto publicado no site Catraca Livre em 28 de abril de 2011

Anúncios
Esse post foi publicado em Catraca Livre e Folha.com, Reportagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s