Artigos e vídeos para desmitificar o mundo árabe

Com o objetivo de reinventar o famoso “Mil e uma noites”, o site 1001 Stories Of Common Ground reúne histórias do século 21. A proposta é fazer com que as pessoas relatem suas próprias iniciativas, através de contos da vida real, e tenham no site um local para interagir. Os temas em destaque abordam religião, etnia e gênero.

O projeto seleciona imagens, vídeos e textos enviados pelos usuários, desde que o conteúdo seja original e apresente pessoas trabalhando juntas em busca de melhorias em seu bairro, cidade, país ou região. Apesar da maioria dos membros serem do Oriente Médio e Norte da África, qualquer um pode colaborar com conteúdos, basta ser maior de 18 anos e se inscrever no site.

De acordo com a Search for Common Ground, responsável pelo site, os artigos, fotos e produções audiovisuais mais populares serão divulgados através de um serviço de notícias semanais, que promove o diálogo entre muçulmanos e ocidentais por e-mail para mais de 30 mil assinantes. Dessa maneira, acreditam os organizadores, é possível desmitificar estereótipos tanto do ocidente como do oriente e aproximar as culturas.

Um exemplo é o documentário “My Enemy”, no qual dois jovens da Palestina e Israel conversam sobre dificuldades que enfrentam e descobrem que são mais parecidos do que imaginavam. Outro destaque é o depoimento de Qaiser Bhatti, intitulado “Minhas percepções sobre os cristãos tem mudado”. Nele, o jovem explica que o convívio com estrangeiros eliminou preconceitos que mantinha com relação a seguidores de diferentes religiões.

Nas próximas semanas, o 1001 Stories Of Common Ground vai anunciar um concurso com prêmios em dinheiro que podem ser usados para participar de conferências ou oficinas.

Texto publicado em 12/4/2011 no site Catraca Livre

Anúncios
Esse post foi publicado em Catraca Livre e Folha.com, Reportagens e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s