Dia 28 de abril

Parabéns! Meus parabéns a todos os brasileiros por este maravilhoso dia em que celebramos algo tão importante para nós! Hoje comemoramos um dos maiores valores que se pode atribuir ao ser humano! Neste dia, comemoramos o elemento que nos possibilita evoluir como seres racionais e fenomenais! O dia 28 de abril é um marco em nossas vidas!

Contudo, infelizmente, você não faz idéia do que estou falando e por que estou comemorando. Estou errado? Provavelmente, não. E sabe por quê? Porque aquilo que celebra-se hoje tem pouquíssimo valor para a maioria da população nacional. Embora saibamos que, sem ela, milhões de brasileiros passam fome, são incapazes de conseguir bons (em sua maioria nem mesmo ruins) empregos, desconhecem por completo seus direitos e, ainda por cima, servem de piada para o mundo ocupando o 44º lugar em sua última avaliação mundial. Lembrando que 44 países foram examinados.

Ainda não sabe do que estou falando? Talvez seja por que dominar um povo sem ela seja mais simples, talvez seja por que acreditamos que exportar soja, gado e banana valha algo, sendo que importamos celulares e computadores.

O dia 28 de abril é o dia nacional da Educação. Agora tudo o que eu disse finalmente fez sentido? No entanto, este texto somente o fará refletir por alguns minutos, quem sabe alguns dias e no ano que vem, se não tomarmos nenhuma atitude, tudo estará igual.

Por isso, anote desde já este dia em seu calendário, programe no seu celular e aloje em seu cérebro. Seja você professor, estudante, dona de casa, ou até mesmo um dos milhares de analfabetos que vivem no Brasil e está somente escutando este texto, alegre-se por este dia e comemore o dom de poder ler, escrever, pensar, refletir e expor suas próprias opiniões graças à educação.

Se cada um de nós se lembrar de que ela existe e puder transmiti-la para familiares e amigos, com certeza um Brasil mais próspero, saudável, com menos roubalheiras e “mensalões” em breve existirá. E, no dia 28 abril de cada ano, encontraremos crianças fazendo cartazes e redações em suas escolas, pessoas discutindo e debatendo nas ruas, bolos em formas de livros expostos em confeitarias e brasileiros mais dedicados, alegres e preparados para viver. Dia este, em que o nosso país deixará de exportar bananas para exportar idéias.

Parabéns a todos os brasileiros e a nossa educação, que ainda é pouca e fraca, mas tenho esperança de que vai melhorar!

Texto escrito em 28/04/2006

Anúncios
Esse post foi publicado em Crônicas e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia 28 de abril

  1. Thaila Veronezi disse:

    Ótimo texto!

    Eu não fazia idéia que hoje comemora-se (ou pelo menos deveria) o dia da Educação, faço questão de repassar esse texto para os outros tomarem conhecimento deste dia também.
    Parabéns Will

    Beijos.

  2. Luana Copini disse:

    Semana passada um amigo me perguntou quais seriam as prioridades (investimentos) projetadas para a cidade de São Paulo a meu ver, sem hesitar respondi: educação, segurança e transporte. Educação no sentido amplo da palavra, desde a valorização dos educadores (questões de segurança, qualificação, acesso e salário) até a educação quanto consciência política e social. Não encontro respostas palpáveis que expliquem o porquê dela constar na Constituição Federal como Direito Fundamental e não ser cumprida pelo próprio sistema que a definiu como tal!? Concordo com você, ainda temos muito que evoluir, e só por meio da Educação é que conseguiremos 🙂 Enquanto isto, nós otimistas vamos trabalhando e construindo de tijolo em tijolo, ou de informação e informação, um espaço para debate e para a efetiva educação (ou seria conhecimento?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s