Fugindo da raia

Passado mais de um mês do anúncio dos três principais pré-candidatos à Presidência, o debate eleitoral sobre temas polêmicos e de relevância nacional permanece inexistente. Algum presidenciável é favorável à descriminalização das drogas? Quem defende à descriminalização do aborto para além dos casos hoje permitidos? Ninguém sabe. É claro que não é possível ter respostas prontas para as principais discussões que acontecem no país, mas os candidatos têm a obrigação de se posicionar e discutir possíveis medidas para enfrentar tais desafios.

Há um mês, a Folha tenta conseguir respostas objetivas a perguntas relacionadas com união homossexual, aborto, drogas, uso de células-tronco e cotas para afrodescendentes, porém os presidenciáveis com os maiores índices de intenção de voto nas pesquisas: José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) se recusam a responder a qualquer uma das questões e, por meio de suas assessorias, alegam falta de tempo.

Falta tempo para discutir parte das questões que afetam a nação brasileira, mas sobra tempo para fazer comícios ao redor do Brasil e pronunciamentos emotivos nas redes televisivas, é isso o que percebemos através das ações dos candidatos. Se os presidenciáveis não tratarem os temas anteriormente abordados como prioridades em suas agendas com receio de “arriscar” suas candidaturas, o eleitor será obrigado a votar escolhendo seu representante por beleza, retórica ou outro fator irrelevante (clássico “unidunitê”), já que os discursos dos candidatos, até agora, são difíceis de distinguir.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e Opinião e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s