Livro online reúne todas as obras de Christo e Jeanne-Claude

São Paulo 16/7/2010 (Catraca Livre) – Ilhas em Miami cercadas por tecidos gigantescos, parte da costa sudeste de Sydney coberta por fibras sintéticas e 7.503 portais instalados no Central Park de Nova York. Esses são alguns dos trabalhos encontrados no livro “Christo and Jeanne-Claude”, lançado pela editora Taschen, que reúne catálogos, críticas, entrevistas e biografias dos dois artistas. O texto fica por conta de Paul Goldberger, crítico de arquitetura da revista “The New Yorker” e vencedor do prêmio Pulitzer.

A dupla Christo e Jeanne-Claude, parceiros desde 1961, desenvolveu um conceito que mistura arte conceitual, arquitetura e engenharia. Suas instalações demandavam meses de preparação e chegavam a envolver centenas de pessoas.

Além do lado profissional, essa publicação oferece uma visão detalhada das vidas de Christo e Jeanne-Claude, desde desenhos antigos e fotos de família a imagens nunca publicadas e planos para futuros projetos. Outro personagem importante da obra é Wolfgang Volz, fotógrafo que começou a trabalhar com os artistas em 1971. Sua colaboração resultou em livros e mais de 300 exposições em museus e galerias ao redor do globo.

Por ter edição limitada (apenas mil cópias), o livro é integralmente disponibilizado neste link para que todos tenham livre acesso a seu conteúdo.

Novo projeto

“Over The River” é uma intervenção, idealizada por Christo e Jeanne-Claude, para suspender 5,9 milhas de prata, painéis de tecido luminoso no alto do rio Arkansas, em Colorado.

Após a morte de Jeanne-Claude, em 2009, Christo tenta obter as autorizações necessárias para que sua equipe possa dar início à instalação. Para se envolver no projeto e descobrir como ajudar Christo, clique aqui. A previsão do próprio artista para a realização da obra é no ano de 2013, na melhor das hipóteses.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Catraca Livre e Folha.com, Reportagens e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s