Brooklyn Museum realiza mostra com últimos trabalhos de Andy Warhol

São Paulo 21/7/2010 (Catraca Livre) – Mais de 50 trabalhos do artista pop Andy Warhol (1928–1987) estão em exposição no Brooklyn Museum, até 12 de setembro. Inaugurada no Milwaukee Art Museum (MAM), a mostra “Andy Warhol: The Last Decade” (Andy Warhol: a última década, em tradução livre) é a primeira pesquisa realizada por museus norte-americanos para examinar as últimas produções do artista.

Além de introduzir um Warhol desconhecido por seu público, a exposição é dividida em seções temáticas: trabalhos abstratos; anúncios em preto e branco; trabalhos sobre morte e religião, entre outras.

Entre os anos 70 e 80, Warhol produziu mais trabalhos, em séries e larga escala, do que qualquer outra época em seus 40 anos de carreira. Foi uma década de desenvolvimento artístico em que o autor mudou seu estilo e adotou diferentes técnicas, focado principalmente na pintura à mão. Uma atitude que divergia de seu comportamento pop, em que usava imagens realistas e se pautava por trabalhos feitos com máquinas.

A exibição termina com as variantes de Warhol sobre “The Last Supper”, de Leonardo da Vinci, uma das séries mais longas de sua carreira. Junto com os demais trabalhos, essas produções dão elementos para compreender suas últimas obras, ao demonstrar como ele incorporava imagens e reinventava suas pinturas simultaneamente.

Curiosidade

Em dezembro de 1977, Warhol começou a série “Oxidations”, formada por telas iridescentes (que refletem as cores do arco-íris) feitas de cobre amarelo, laranja e verde. A única tinta usada pelo artista na pintura foi um fundo metálico.

Warhol convidou amigos e conhecidos para urinar na tela coberta de tinta metálica para causar oxidação. Assim, o ácido úrico, presente na urina, reagiria com o cobre na tinta para remover componentes do puro metal e formar sais mineirais. Com isso, algumas cores apareciam imediatamente, enquanto outras como azul e verde se formavam depois sobre os óxidos de cobre vermelhos ou marrons.

The Last Supper

Clique na figura e acesse parte do material em exposição

Anúncios
Esse post foi publicado em Catraca Livre e Folha.com, Reportagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s