Reserva de vagas na Aplicação: é justo?

“Tentei várias vezes e nunca consegui”, disse Eliene da Silva, moradora da São Remo. Esta é a resposta da maioria dos moradores da comunidade quando perguntados sobre vagas na Escola de Aplicação da USP.

A escola abre, todos os anos, 60 vagas para alunos da 1ª série do ensino fundamental. Dessas, 20 são oferecidas para a comunidade externa, 20 para filhos de funcionários da Faculdade de Educação e outras 20 para filhos de trabalhadores da USP em geral.

Por oferecer ensino gratuito com professores conceituados, a concorrência nos sorteios é grande. Muitos são remanos inscrevem seus filhos no processo seletivo, mas como há apenas 20 vagas, boa parte das crianças não é sorteada. “Sempre disseram que era muito difícil, por isso eu nunca tentei”, contou Antonia de Souza, trabalhadora da região.

Polêmica

No ano passado, o Ministério Público questionou a divisão das vagas e defendeu que a seleção de alunos deveria ser igual às das outras escolas estaduais. Começou, assim, um debate no qual moradores do Jardim São Remo também se envolveram.

” Acho que deveria ter mais vagas para a comunidade”, comenta Ricardo Alexandre, morador da São Remo e pai de duas crianças. “Por que não metade e metade?”, continua ele, que considera injusta a divisão.

Maria dos Remédios, mãe de dois estudantes, por outro lado, não reclama da situação. Sua filha mais velha estudou lá, mas seu outro filho não teve a mesma sorte. “Acho justo da forma que é. Sorteio é sorteio”.

Daniel Celeste afirma que a separação de vagas vai contra um artigo da Constituição Federal no qual se garante que haverá “igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”. Daniel também lembra que a verba para a manutenção da Escola de Aplicação vem dos impostos pagos por toda a sociedade.

Matéria escrita em parceria com Marcela Gonsalves, em junho de 2009, para o Notícias do Jardim São Remo, jornal laboratório da USP.

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s