Diretor do CJE discute as novas propostas do MEC

Na última terça-feira, dia 24, o diretor do departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP, José Luiz Proença, concedeu uma entrevista coletiva aos alunos do primeiro ano de jornalismo matutino. Além de discutir a polêmica das novas diretrizes curriculares propostas pelo Ministério da Educação (MEC), Proença discorreu sobre o cotidiano do jornalista.

A concessão do diploma de jornalista a bacharéis de outras áreas após dois anos de curso e a separação deste curso das demais habilitações que pertencem à Comunicação Social estão entre as propostas levantadas em 2008 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

De acordo com o diretor, “a obrigação do diploma (de jornalismo) é paradoxal para uma profissão que defende a liberdade de expressão”. Proença defendeu que o fim desta barreira colaboraria com a meritocracia e traria maior diversidade. Como exemplo, citou os advogados. “Há alguns anos, não era preciso ter advogado, qualquer um que desejasse poderia se defender sozinho. Isso, no entanto, não impediu que os advogados se formassem e fossem contratados”.

Já ao comentar a possibilidade do Jornalismo deixar de ser uma habilitação da Comunicação Social, o diretor disse que esta ação não traria consequências significativas. “A mudança de classificação não modifica muita coisa. É uma questão de formalidade proposta pelo ministro da Educação, em 2008”.

No término de sua entrevista, Proença fez considerações sobre o dia-a-dia do jornalista. “Se vocês querem ter uma família harmoniosa, na qual tenham filhos e participem ativamente de sua criação, estão na profissão errada”, encerrou.

 Texto escrito em 24/03/2009.

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s