Ensino: De que nos Vale?

A possibilidade de um jovem conseguir um bom emprego e desenvolver-se excepcionalmente neste ambiente ilusório que é o “mercado de trabalho” torna-se quase impossível sem que a escola cumpra seu principal objetivo: formar cidadãos.

As instituições de ensino, no Brasil, têm 6 horas diárias dos adolescentes para fazer com que isso aconteça. Por meio de aulas interativas, dinâmicas e debates políticos e sócio-culturais a escola pode fazer desabrochar nos alunos o gosto pelo aprendizado.

Com o devido estímulo, essas crianças — que hoje têm os seus sonhos despedaçados graças a um dia-a-dia sem segurança, dinheiro, entretenimento e dignidade — poderiam “renascer” do mundo das desilusões e criar uma nova realidade aliada a um novo futuro.

Mas, infelizmente, o que vemos em nosso cotidiano são escolas desorganizadas estrutural e pedagogicamente, falta de incentivo financeiro por parte do Estado, professores despreparados ou insatisfeitos com os seus salários e alunos que deixam as escolas sem saber qual a sua função social. Não fazem idéia de para onde ir e o que fazer.

A única forma de mudar essa situação é começarmos a pensar de uma forma diferente. Os políticos devem compreender que um país sem motivação e inteligência jamais sairá da

miséria. As escolas devem lembrar-se do porquê existem e agirem para que surja uma revolução na didática nacional e a população deve conscientizar-se de que, enquanto não reinvidicarmos tais atitudes, o Brasil continuará sendo uma pátria em que o futuro do povo é baseado em desilusão e as idéias de mudança são caladas com programas como o “Fome Zero”, que servem como um paliativo para impedir qualquer revolução ideológica na mente de nossas famintas e sedentas mentes juvenis.

Texto escrito em 8/8/2006.

Anúncios
Esse post foi publicado em Artigos e Opinião e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s